NOTAS


Les demoiselles d´Avignon - Pablo Picasso

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ANÁLISE FORMAL DE IMAGEM POR ÍRIS DE OLIVEIRA
Informações da Obra:
Artista: Pablo Picasso (1881-1973)
Obra: Les demoiselles d´Avignon (As senhoritas de Avinhão)
Dimensão: 243.9 cm × 233.7 cm 
Material: Óleo sobre tela 
Ano: 1907
Localização: Museu de Arte Moderna (MoMA), Nova Iorque.
Técnica: Pré-Cubista
Influencias: Arte primitiva africana, misticismo da arte negra e arte ibérica.

  
  A tela Lesdemoiselles d´Avignonde Pablo Picasso trata uma cena simples de cinco mulheres africanas.

 Em um campo fechado estão asaleivosas “prostitutas”, as três mulheres nuas a esquerda têm influencia de escultura ibérica, as outras duas com mascaras de rituais africano que tem a função mágica de proteção contra espíritos malignos tratam um “trabalho de exorcismo”.A mulher abaixada encena um exame médico tratando à sífilis que Picasso contraiu por volta de 1902, encobrindo seus pés, existem algumas frutas, talvez uvas, maçã, pêra e melancia, sobre um fundo branco que sugere uma toalha de mesa. As mulheres estavam comendo as frutas.

 A figura à esquerda aparece de perfil, exceto seu olho e ela é toda angulosa. Seu peito é quase um losango e sua perna em primeiro plano termina em um pé descomunal, parecendo ter sido flagrada durante a caminhada. Embora seu corpo tenha sido pintado em tons claros, sua cabeça foi intencionalmente escurecida, com isso, a figura sofre descontinuidade, como se o rosto não pertencesse àquele corpo. Do alto de sua cabeça surge uma mão achatada que pode não ser sua.

  É possível notar uma transformação do rosto das mulheres em máscaras. As duas figuras do centro da composição mantém o aspecto naturalista da representação, as outras à direita são deusas da fertilidade primitivas, em formas mais abstratas, estilizadas e simbólicas, como é o caso da geometrização do corpo humano praticada por artistas primitivos africanos. As personagens tem o olhar fixo.

   As figuras estão em meio a um emaranhado de formas angulosas preenchidas por um experimento cromático que vai do ocre ao branco, são tons de vermelho e laranja, amarelo e branco para as figuras, azul e preto, vermelho e vinho para o fundo.Existe um ponto de luminosidade criada pelas cores claras presentes no centro da tela.

  Picasso utiliza a técnica de representar todos os elementos em planos sucessivos e superpostos, procurando a visão total da figura, examinado-a em todos os ângulos no mesmo instante, através da fragmentação dela, apresentando a 3ª dimensão geometricamente, de modo a que os objetos aparecem simultaneamente de face e de perfil. Como se nota na mulher nua sentada à direita, vista simultaneamente de frente e de costas.

   A tela não tem assinatura.

  É uma obra selvagem, rude, parece que talhada a machado, lembra algo escultorico. A falta de modelagem entre as cores, contribui para esse efeito.

  A obra remete “As Banhistas” de Cézanne e sofre diferentes influências: a escultura ibérica antiga e a arte africana, presente nas máscaras das figuras laterais.

ÍRIS DE OLIVEIRA

SÃO PAULO


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MUSEU DE ARTE SACRA

RELATÓRIO DE VISITA - MÚSEU DE ARTE SACRA





Museu de Arte Sacra
No dia 17 de Abril de 2011 durante a virada cultural visitei o Museu De Arte Sacra localizado na Avenida Tiradentes, 676 - Bairro da Luz - São Paulo. Entrando pela lateral do antigo Mosteiro fundado por Frei Galvão no Sec. XVIII hoje Museu de Arte Sacra, notei quatro replicas das esculturas de Aleijadinho. Infelizmente não é permitido tirar fotos do acervo. Existem alguns historiadores em cada área do Museu explicando sobre as obras, tirando dúvidas e orientando a melhor forma de conhecer o lugar.
Réplica das Esculturas de Aleijadinho.
O Museu tem uma sala que é o segundo maior acervo de lampadários do mundo ficando atrás apenas do Vaticano, com peças vindas da Itália, Portugal a Brasileira.
A arte inteira do Museu tem inspiração religiosa, com princípios bíblicos e místicos, grande parte é feita em madeira, são várias esculturas da crucificação de Jesus, Anjos, Arcanjos e Santos. Por se tratar de um Museu de Arte Sacra senti falta das pietás. Pude apreciar a arte barroca, cheia de pequenos detalhes, espirais, conchas, flor-de-lis, folhas de acanto, lótus, arcanjos, serafins, querubins, pedras preciosas, ouro e prata. Em algumas esculturas pude notar a falta de proporção do corpo, mãos grandes, pés pequenos, cabeça grande, perna grossa e corpo pequeno, bebês com corpo de homem. A Ourivesaria é uma sala onde ficam as obras mais caras do Museu, era o antigo cofre do mosteiro, e hoje guarda as cruzes, incensários, cálices, anéis, ostensórios que são as auréolas para as esculturas,âmbulas que é uma espécie de cálice onde se coloca a hóstia que simboliza o corpo de Cristo na religião Católica, e vários outros objetos utilizados nas missas,tudo confeccionado em ouro, pedras preciosas e prata. Os cálices utilizados para colocar o vinho que simboliza o sangue de Cristo na maioria das vezes são de prata e raramente de ouro, tendo sempre seu fundo dourado.
Há uma sala na qual podemos ver o tipo de arquitetura do antigo mosteiro, a técnica de taipa e pau-a-pique na qual era utilizando uma mistura de barro armado misturado ao esterco de gado, madeira amarrada, outra forma é o tijolo adobe feito de barro, terra crua, água e palha e algumas vezes outras fibras naturais, moldados em fôrmas por processo artesanal o outro tipo de material usado na sala são os blocos de pedra que formam o piso.Na sala existe um banco de madeira e algumas imagens da antiga fachada do mosteiro, há também uma cama pequena com estrado feito de tiras de couro amarradas o que faz concluir que a estatura das pessoas naquela época ser menor que a do home de hoje. As outras paredes do Museu tem acabamento e são brancas, mesmo assim dando para notar as irregularidades e barrigas, pois se manteve toda a construção antiga.
Igreja Frei Galvão sendo Restaurada.
 Na parte do meio existe a Igreja de Frei Galvão, que a propósito estava sendo restaurada e é permitido tirar fotos. Na parte de trás do Museu existe a sala dos presépios, na qual o maior deles trazido da Itália, tendo seu cenário danificado no transporte até o Brasil foi restaurado, é cheio de detalhes e os personagens parecem interagir com o observador.
Escutei canto Gregório acompanhado de órgão durante o percurso todo.

ÍRIS DE OLIVEIRA 
29/04/2011


Acesso e sanitário para portadores de deficiência física.
Sanitários encontram-se ao lado do estacionamento. Para utilizá-los, é necessário adquirir uma ficha no valor de R$ 1,00 no café.

Agendamento de grupos, de 3ª a 6ª, das 11:00 às 18:00 pelos seguintes telefones: (11) 3326-1373 / (11) 3326-5393 / (11) 3326-3336. Informações também pelo email agendamento@museuartesacra.org.br .
O museu oferece visitas monitoradas em português e  inglês.
http://www.museuartesacra.org.br/