MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA E SITE DA VEJA

Edifícios de São Paulo inspiram desenho de móveis
Daniel Nunes Gonçalves [Sara Duarte] | 20/05/2009
Edifícios De São Paulo Inspiram Desenho De Móveis
Marcos arquitetônicos de São Paulo serviram de inspiração para o trabalho de três estudantes do curso de design de móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, em Pinheiros. Alunas do 3º e último módulo, Carla Barbosa, Erika Prado e Íris de Oliveira levaram três meses para desenvolver uma chaise-longue, um revisteiro e uma mesa-luminária para a feira anual da escola. A ideia de reproduzir o Hotel Unique, de Ruy Ohtake, o Masp, de Lina Bo Bardi, e o Edifício Copan, de Oscar Niemeyer, fez tanto sucesso que as peças, agora, estão à venda. Tente identificar qual projeto deu origem a cada móvel.
Tags: Edição 2113
FONTE: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2113/edificios-de-sao-paulo-inspiram-desenho-de-moveis
_______________________________________________________________________________________________________________
MATÉRIA PUBLICADA NA REVISTA E SITE DA CASA CLAUDIA

MÓVEIS E ACESSÓRIOS
Ícones da arquitetura de São Paulo viram móveis e acessóriosMASP, Copan, hotel Unique e Hilton têm aparência copiada em revisteiro, chaise-longue, mesinha de centro e luminária
Por Helena DiasGrandes ícones da arquitetura paulistana podem agora integrar a decoração de ambientes. O prédio do MASP, desenvolvido na década de 60 pela arquiteta Lina Bo Bardi, com sua pintura vermelha e preta e seu famoso vão livre, virou um revisteiro pintado com tinta acrílica. As curvas do Copan e seuss brises projetados por Oscar Niemeyer viraram uma chaise-longue, feita de compensado e MDF. O moderno hotel Unique, de Ruy Ohtake também se tornou móvel: um misto de mesa de canto e luminária, com estrutura de madeira reciclada de construção, imita o prédio. As janelinhas circulares – uma das marcas desta obra – são iluminadas por uma lâmpada fluorescente que fica dentro da estrutura. Por fim, uma das torres do Centro Empresarial das Nações Unidas, o hotel Hilton, virou uma luminária com base de madeira e estrutura de aço, coberta com acrílico.
As peças foram feitas pelas alunas Carla Barbosa, Erika Prado e Iris de Oliveira do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira. Elas desenvolveram os trabalhos para uma feira interna da escola e acabaram sendo finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). “Queremos produzir os móveis, mas isso só será possível se alguma marca manifestar interesse comercial”, diz Erika (iris_deoliveira@yahoo.com). Segundo estudos de mercado das alunas, o revisteiro MASP sairia por R$ 300, se comercializado.
FONTE: http://casa.abril.com.br/materia/icones-da-arquitetura-de-sao-paulo-viram-moveis-e-acessorios
_______________________________________________________________________________________________________________
MATÉRIA PUBLICADA NO GUIA E SITE VILA MADALENA

São Paulo dentro de casa
A arquitetura da cidade de São Paulo é conhecida mundialmente. Imóveis como o Copan, o Masp, o Unique ou o Hotel Hilton são famosos por suas formas características e únicas. Imagine então poder tê-los em casa?
Pois isso é possível, graças à criatividade de três alunas da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira: Carla Barbosa, Erika Prado e Iris de Oliveira. Formadas no curso técnico de design de móveis, que tem duração de um ano e meio, os móveis surgiram de um trabalho da escola com tema sobre a arquitetura de São Paulo. “Foi num bate-papo, onde foi colocada a ideia. Aí, conversamos com o Daniel e nos inspiramos nos prédios”, conta Carla.
Muitas ideias foram pensadas até conseguirem o resultado final. “A princípio a ideia foi transformar o Masp numa mesa e os demais edifícios em cadeiras, mas aí a gente viu que não ia ficar legal”, conta Iris. A ideia então foi criar um ambiente de escritório. E daí que surgiram uma chaise-longue inspirada no Copan, de Oscar Niemeyer, uma mesa luminária reproduzindo o Unique, de Ruy Ohtake, um revisteiro aos traços do Masp, de Lina Bo Bardi, e uma luminária reproduzindo o Hotel Hilton. “Começamos a bolar os móveis para que as funções encaminhassem de acordo com as características dos prédios”, explica Daniel Candia, professor e orientador das alunas no trabalho. “Nós escolhemos não só pelas formas, mas por eles serem conhecidos também”, diz Carla. E foram elas mesmas quem construíram os móveis.
O trabalho apresentado primeiramente numa feira que acontece na escola, a Feira Técnica Cultural, que aconteceu em outubro do ano passado, com trabalhos de alunos do Ensino Médio e Cursos Técnicos. “Como resultado da feira, a gente encaminha alguns trabalhos mais interessantes para a Feira de Ciências da USP. Foi lá que ganhou essa notoriedade, quando começou a ser visto pelo público”, conta Daniel.
E eles têm feito bastante sucesso. Erika diz que “o pessoal gosta bastante do Masp, mas não tem um favorito. Eles falam que gostariam de ter um em casa. Todo mundo quer deitar na chaise, que é o Copan”. Todos os móveis estão à venda e podem ser encomendados também em outros materiais, caso forem ser usados em áreas externas, por exemplo.
Iris de Oliveira, Carla Barbosa e Erika Prado.
Contato: 6449-1655
3768-2749
iris_deoliveira@yahoo.com.br
FONTE: http://www.guiadavila.com/materias.asp?materia=1079
_______________________________________________________________________________________________________________
MATÉRIA PUBLICADA NO SITE DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

02 JUL 2009
Alunas criam móveis com a cara de SP
Estudantes da Escola Técnica (Etec) Guaracy Silveira projetaram mobílias inspiradas em cartões postais da capital paulista, como o Copan e o Masp
Fonte: Centro Paula Souza
Criatividade, contornos e cores. Elementos do design que harmonizam nossas roupas e até mesmo nossas casas. No curso técnico de Design de Móveis da Escola Técnica (Etec) Guaracy Silveira, em Pinheiros, alunos aprendem como desenhar móveis que vão além da marcenaria. Imagine uma espreguiçadeira com as curvas do Edifício Copan, um revisteiro no formato do MASP e uma mesa com as janelas do Hotel Unique. Difícil? Não para as alunas Carla Barbosa, Érika do Prado e Íris de Oliveira e para o prof. Daniel Candia.
Tudo começou com um projeto para uma feira na Etec. Influenciados pela formação em arquitetura do professor, o grupo produziu móveis com formas de edifícios da capital. A espreguiçadeira simula o "S" do Edifício Copan. Vermelho, cor ícone do museu, o revisteiro Masp aproveita sobras de marcenaria. Dois hotéis foram homenageados: a luminária-mesa Unique - recicla madeira de construção, e as luminárias Hilton são de aço, acrílico e madeira. Todos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
"Vemos como o curso ajudou na nossa formação e nos estimulamos para próximos projetos", diz Carla Barbosa, 39, que já vende a espreguiçadeira na marcenaria que tem com o marido há cinco anos. Carla é formada em Design de Interiores e descobriu o curso ao fazer as inscrições de seus filhos. Na Etec, especializou-se em design de móveis, área com muita procura no mercado, mas pouca divulgação."Com o boom mobiliário, o designer de móveis se sobressai, pois possui conhecimento de marcenaria com concepção artística", diz o professor.
Para aprender, madeira e maquinário, mas também softwares, história, arquitetura, trabalho com plástico, metal e recicláveis, e até princípios de física. Além de produzir, os alunos aprendem a comercializar os produto. "Formamos um profissional amplo, que possa trabalhar em uma grande empresa ou abrir um negócio", conta Candia.
Para a caçula do grupo, Íris, 17, as aulas e o projeto confirmaram suas ambições. "É incrível ver os desenhos no papel e depois prontos. É uma enorme satisfação. É isso que quero fazer", diz a garota, que sonha em ser arquiteta. No caso de Érika, 26, o lazer virou objetivo profissional. Ela já programa outro curso da Etec, Design de Interiores, e uma faculdade. "Vejo diferença até no tratamento que recebo, minha vizinha vem me pedir palpite sobre a decoração da casa", conta a jovem.
"Uns já são marceneiros e buscam especialização, outros vão trabalhar para grandes marcas de móveis ou até viram autônomos, mas todos se tornam especialistas", diz.
FONTE: http://www.desenvolvimento.sp.gov.br/noticias/?ID=1146
_____________________________________________________________________________________________________
Ícones da arquitetura de São Paulo viram móveis e acessórios

MASP, Copan, hotel Unique e Hilton têm aparência copiada em revisteiro, chaise-longue, mesinha de centro e luminária
Por Helena Dias
Grandes ícones da arquitetura paulistana podem agora integrar a decoração de ambientes. O prédio do MASP, desenvolvido na década de 60 pela arquiteta Lina Bo Bardi, com sua pintura vermelha e preta e seu famoso vão livre, virou um revisteiro pintado com tinta acrílica. As curvas do Copan e seuss brises projetados por Oscar Niemeyer viraram uma chaise-longue, feita de compensado e MDF. O moderno hotel Unique, de Ruy Ohtake também se tornou móvel: um misto de mesa de canto e luminária, com estrutura de madeira reciclada de construção, imita o prédio. As janelinhas circulares – uma das marcas desta obra – são iluminadas por uma lâmpada fluorescente que fica dentro da estrutura. Por fim, uma das torres do Centro Empresarial das Nações Unidas, o hotel Hilton, virou uma luminária com base de madeira e estrutura de aço, coberta com acrílico.
As peças foram feitas pelas alunas Carla Barbosa, Erika Prado e Iris de Oliveira do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira. Elas desenvolveram os trabalhos para uma feira interna da escola e acabaram sendo finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). “Queremos produzir os móveis, mas isso só será possível se alguma marca manifestar interesse comercial”, diz Erika (erika.erikaprado@gmail.com). Segundo estudos de mercado das alunas, o revisteiro MASP sairia por R$ 300, se comercializado.
Uma mesa luminária ecológica, feita de pínus de reflorestamento e lâmpadas fluorescentes que tem sua luz refletida por espelhos, foi outro projeto de alunos da escola que chegou à final da Febrace. Projetada pelas alunas Letícia Carvalho, Carolina de Carvalho e Isabela Yoshida a luminária tem ainda uma espécie de veneziana, que permite regular a iluminação. E serve também como mesinha de centro ou lateral. Sob encomenda, ela custa R$ 250. Na nossa seção Móveis e Acessórios, você descobre outros produtos para sua casa.
FONTE: http://www.eteguaracy.com.br/designer.html
_________________________________________________________________________________
Arquitetura paulistana para dentro de casa.

ARQUI DECOR
Arquitetura paulistana para dentro de casa.
8 JUL 2009 BY ACRIACAOADMIN
Masp, Copan, Hotel Unique viram revisteiro, cadeira e mesa lateral. Tudo começou com um projeto para uma feira na Etec. Influenciados pela formação em arquitetura do professor, o grupo produziu móveis com formas de edifícios da capital paulista.A espreguiçadeira simula o “S” do Edifício Copan de Oscar Niemeyer. Vermelho, cor ícone do museu, o revisteiro Masp aproveita sobras de marcenaria. Dois hotéis foram homenageados: a luminária-mesa Unique – recicla madeira de construção, e as luminárias Hilton são de aço, acrílico e madeira. Misto de móvel e luminária decorativa, a mesa de canto Unique também recicla madeira de construção. Dentro da peça que remete ao hotel de Ruy Ohtake, uma lâmpada fluorescente ilumina as “janelas” circulares da mesinha. Aço, acrílico e uma base de madeira compõem as linhas da luminária Hilton.Todos criados e produzidos pelos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudantes do 3º módulo do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, mantida pelo governo de São Paulo, propõem trazer para dentro de casa os principais marcos da paisagem paulistana. O projeto de Carla Barbosa, Érika do Prado e Íris de Oliveira, orientado por Daniel Candia.O projeto é para aprender sobre madeira e maquinário, mas também softwares, história, arquitetura, trabalho com plástico, metal e recicláveis, e até princípios de física. Além de produzir, os alunos aprendem a comercializar os produtos.
Tags:Arqui Decor, Design
FONTE: http://acriacao.com/2009/07/18/arquitetura-paulistana-para-dentro-de-casa/
Arquitetura paulistana para dentro de casa.
8 JUL 2009 BY ACRIACAOADMIN
Masp, Copan, Hotel Unique viram revisteiro, cadeira e mesa lateral. Tudo começou com um projeto para uma feira na Etec. Influenciados pela formação em arquitetura do professor, o grupo produziu móveis com formas de edifícios da capital paulista.A espreguiçadeira simula o “S” do Edifício Copan de Oscar Niemeyer. Vermelho, cor ícone do museu, o revisteiro Masp aproveita sobras de marcenaria. Dois hotéis foram homenageados: a luminária-mesa Unique – recicla madeira de construção, e as luminárias Hilton são de aço, acrílico e madeira. Misto de móvel e luminária decorativa, a mesa de canto Unique também recicla madeira de construção. Dentro da peça que remete ao hotel de Ruy Ohtake, uma lâmpada fluorescente ilumina as “janelas” circulares da mesinha. Aço, acrílico e uma base de madeira compõem as linhas da luminária Hilton.Todos criados e produzidos pelos finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Estudantes do 3º módulo do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, mantida pelo governo de São Paulo, propõem trazer para dentro de casa os principais marcos da paisagem paulistana. O projeto de Carla Barbosa, Érika do Prado e Íris de Oliveira, orientado por Daniel Candia.O projeto é para aprender sobre madeira e maquinário, mas também softwares, história, arquitetura, trabalho com plástico, metal e recicláveis, e até princípios de física. Além de produzir, os alunos aprendem a comercializar os produtos.
Tags:Arqui Decor, Design
FONTE: http://acriacao.com/2009/07/18/arquitetura-paulistana-para-dentro-de-casa/
_________________________________________________________________________________
Alunos de Etec criam móveis com a cara de São Paulo.

Masp, Copan, Hotel Unique viram revisteiro, cadeira e mesa lateral. Projetos foram premiados na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, realizada pela Poli/USP
Estudantes do 3º módulo do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira, mantida pelo governo de São Paulo, propõem trazer para dentro de casa os principais marcos da paisagem paulistana. O projeto de Carla Barbosa, Érika do Prado e Íris de Oliveira, orientado por Daniel Candia, foi finalista da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela Escola Politécnica da USP.
Uma chaise-longue de compensado flexível forma uma curva sinuosa em S, revestida de MDF trabalhado na topia para formar finas lâminas, imitando as brises do Edifício Copan, de Oscar Niemeyer.
O revisteiro Masp aproveita sobras de marcenaria e acomoda bem coleções inteiras e é pintado com tinta acrílica, no vermelho que marca a obra-prima de Lina Bo Bardi.
Misto de móvel e luminária decorativa, a mesa de canto Unique também recicla madeira de construção. Dentro da peça que remete ao hotel de Ruy Ohtake, uma lâmpada fluorescente ilumina as "janelas" circulares da mesinha. Aço, acrílico e uma base de madeira compõem as linhas da luminária Hilton.
FONTE: http://www.juventude.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=1390&c=31
_________________________________________________________________________________
Participação da Etec Guaracy Silveira na Febrace 2009

Na última edição da Febrace, a de número 7, que ocorreu no ano de 2009, a Etec Guaracy Silveira esteve representada pelo trabalho das alunas Carla Barbosa, Erika Prado e Iris de Oliveira, sob a orientação do professor orientador Daniel Candia. Eles desenvolveram móveis que imitam grandes obras da arquitetura paulistana. Seu projeto foi finalista na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto foi destaque na revista Casa Claudia e revista Veja.
Leia a reportagem da revista Claudia:
http://casa.abril.com.br/materia/icones-da-arquitetura-de-sao-paulo-viram-moveis-e-acessorios
Ícones da arquitetura de São Paulo viram móveis e acessórios
MASP, Copan, hotel Unique e Hilton têm aparência copiada em revisteiro, chaise-longue, mesinha de centro e luminária
Por Helena Dias
Grandes ícones da arquitetura paulistana podem agora integrar a decoração de ambientes. O prédio do MASP, desenvolvido na década de 60 pela arquiteta Lina Bo Bardi, com sua pintura vermelha e preta e seu famoso vão livre, virou um revisteiro pintado com tinta acrílica. As curvas do Copan e seuss brises projetados por Oscar Niemeyer viraram uma chaise-longue, feita de compensado e MDF. O moderno hotel Unique, de Ruy Ohtake também se tornou móvel: um misto de mesa de canto e luminária, com estrutura de madeira reciclada de construção, imita o prédio. As janelinhas circulares – uma das marcas desta obra – são iluminadas por uma lâmpada fluorescente que fica dentro da estrutura. Por fim, uma das torres do Centro Empresarial das Nações Unidas, o hotel Hilton, virou uma luminária com base de madeira e estrutura de aço, coberta com acrílico.
As peças foram feitas pelas alunas Carla Barbosa, Erika Prado e Iris de Oliveira do curso Técnico de Design de Móveis da Escola Técnica Estadual Guaracy Silveira. Elas desenvolveram os trabalhos para uma feira interna da escola e acabaram sendo finalistas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). “Queremos produzir os móveis, mas isso só será possível se alguma marca manifestar interesse comercial”, diz Erika ( erika.erikaprado@gmail.com ). Segundo estudos de mercado das alunas, o revisteiro MASP sairia por R$ 300, se comercializado.
FONTE: http://www.etecguaracy.com.br/guaracy/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=12&Itemid=19
GALERIA DE FOTOS:
_________________________________________________________________________________
Brasil Mobília

_________________________________________________________________________________
Participação da Etec Guaracy Silveira na Febrace 2009

Participação da Etec Guaracy Silveira na Febrace 2009
Na última edição da Febrace, a de número 7, que ocorreu no ano de 2009, a Etec Guaracy Silveira esteve representada pelo trabalho das alunas Carla Barbosa, Erika Prado e Iris de Oliveira, sob a orientação do professor orientador Daniel Candia. Eles desenvolveram móveis que imitam grandes obras da arquitetura paulistana. Seu projeto foi finalista na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). O projeto foi destaque na revista Casa Claudia e revista Veja.
Leia a reportagem da revista Casa Claudia
Etec Guaracy Silveira
Rua Ferreira de Araújo, 527 - Pinheiros/São Paulo - SP
Tel.: 11 - 3031-6208